Classificação das Fontes de Energias

As fontes primárias


As fontes primárias de energia são aquelas utilizadas na forma que se encontram disponíveis na natureza, é a energia contida nos combustíveis crus, a energia solar, a eólica, a geotérmica, o petróleo, o gás natural, o xisto, o carvão mineral, resíduos animais e vegetais são exemplos de fontes primárias. Se não puder ser utilizada diretamente deve ser transformada numa fonte de energia secundária, como eletricidade, calor, movimento, etc...

As fontes secundárias

As fontes secundárias de energia são aquelas que diferente das fontes primárias, precisam de tratamento ou processo de transformação para a sua produção, óleo diesel e combustível, gasolina, querosene, eletricidade, álcool etílico são todos fontes de energias secundárias

As fontes renováveis

As fontes de energias renováveis são aquelas que vem de recursos naturais que são rapidamente e naturalmente recompostos a natureza, recursos como o sol, o vento, a chuva, as marés e a energia geotérmica. Em 2018 aproximadamente 25% da energia consumida mundialmente veio de fontes renováveis.

As fontes não renováveis

As fontes de energias não renováveis são aquelas que os recursos naturais provenientes da natureza demoram muito tempo para se recompor, que foram formados durante o sistema solar ou em tempo geológicos remotos, exemplos de fontes não renováveis são o carvão mineral, o petróleo, o gás natural, e a energia nuclear.  

As fontes convencionais

As fontes de energias convencionais são as amplamente difundidas e mais utilizadas pela sociedade, é caracterizada pelo baixo custo e grande impacto ambiental, um exemplo são os combustíveis fósseis.

As fontes alternativas

São fontes de energia que são produzidas utilizando tecnologias mais recentes e que geram um baixo impacto ambiental como a solar, eólica, geotérmica, e maremotriz. Porém, ainda são utilizadas em baixa escala.